editorial

O nome desta revista, 7faces, liga-se diretamente ao poema de Carlos Drummond de Andrade – “Poema de sete faces” – publicado no primeiro livro do poeta, em 1930. A ideia surgiu do convívio com o meio virtual desde a inauguração – ao acaso – por Pedro Fernandes, do blog Letras in.verso e re.verso, um espaço que, até aquela ocasião, tinha o interesse de ser um arquivo pessoal de escrita pública.

A Revista 7faces trata-se de uma publicação dedicada à poesia. Possui tiragem semestral; é editada e distribuída em meio eletrônico, desde 2010, gratuitamente. A ideia projetada por Pedro Fernandes passa a ser editada em parceria com Cesar Kiraly a partir da 7ª edição. Com ares de revista e tons de caderno, esta publicação não tem nenhum vínculo político, religioso e-ou comercial e é totalmente expressa a sua não-comercialização. É o que costumeiramente se chama de publicação independente. Ao produto final, o intuito é agregar apenas os valores da arte.

Este periódico publica poemas – de poetas reconhecidos ou não; a proposta é a circulação de poesia por entre poetas e leitores do gênero em todos os lugares do Brasil e do exterior, em língua portuguesa. A pretensão deste veículo não está em ser uma novidade propriamente dita no sentido de introduzir estranhamentos ao meio poético – uma vez que, já a própria poesia deve zelar por este papel; é, antes de tudo, ou pelo menos quer ser, um espaço plural para a publicação de trabalhos de poetas e/ou artistas e interessados em colocá-los em contato, um face-a-face pela poesia.

Nisto reside o interesse de não vincular nomes a determinados círculos, promovendo, destarte, mais uma descentralização do que um fechamento, e, bem como a apresentação de novos nomes, naquele que deve ser um círculo permanente, a renovação da cena artístico-poética. Cada número é concebido de acordo com os materiais selecionados que são regidos, obrigatoriamente, pelo regulamento disponível aqui.

Bem-vindos!